Espaço Diversidade realiza café celebrativo no Dia Internacional da Mulher

18 de março de 2024 InS Comunicação

Atividade foi organizada pelo Programa de Gênero e Religião, Instituto Sustentabilidade América Latina e Caribe e Grupo Identidade da Faculdades EST

No dia 8 de março, o Espaço Diversidade da Faculdades EST promoveu um café celebrativo para marcar o Dia Internacional da Mulher, reunindo cerca de 45 mulheres, incluindo estudantes, professoras e funcionárias da instituição. O evento teve como tema “vida, saúde e paz” e contou com a condução das coordenadoras do Programa de Gênero e Religião (PGR), Marli Brun, do Instituto Sustentabilidade América Latina e Caribe (InS), Scheila Dillenburg, e do Grupo Identidade, Selenir Corrêa Gonçalves Kronbauer.

Em uma manhã chuvosa e acolhedora, as mulheres foram recebidas por uma dinâmica de integração, seguida de uma meditação, um café da manhã e uma roda de diálogo. Esta roda contou com a participação e os depoimentos de três figuras comunitárias de destaque: Maria Claudete de Sousa Coelho, coordenadora do Grupo Girassol; Tânia Silveira, promotora legal popular e coordenadora do Grupo Palmares e do Fórum das Entidades Negras de São Leopoldo; e a professora Rose Dias, integrante da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo.

Maria Claudete ressaltou a importância da presença feminina em espaços acadêmicos e compartilhou sua trajetória de liderança e apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade. Ela destacou o impacto positivo do Projeto de Alternativas à Violência (PAV) em seu trabalho comunitário.

Tânia Silveira discutiu o valor intrínseco das mulheres, ressaltando que a verdadeira importância não é determinada por padrões externos, como raça, aparência ou certificados. Ela encorajou as participantes a se valorizarem pelo que são e pelo legado de suas antepassadas.

A professora Rose Dias discutiu o acolhimento de migrantes em São Leopoldo, destacando as dificuldades enfrentadas pelas mulheres haitianas, que frequentemente lidam com barreiras linguísticas e racismo. Ela sublinhou a necessidade de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dessas mulheres e elogiou o trabalho do Grupo Identidade no ensino da língua portuguesa.

A coordenadora do PGR conduziu o encerramento do evento afirmando que o Dia Internacional das Mulheres é um dia que surge da luta das mulheres. Neste ano, esse encontro com estudantes, funcionárias e professoras no Espaço Diversidade foi uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências com mulheres líderes de São Leopoldo. Mulheres como a sacerdotisa Tânia Sansone, que nos emocionou com sua história e experiências de luta e resistência ao preconceito de gênero e raça. Todas as histórias que ouvimos e compartilhamos nos transformam e nos inspiram na busca por justiça de gênero em nosso país e em toda a América Latina e Caribe.

WordPress Destek & Yardım - Werbung Berlin - anlaşmalı boşanma Pular para o conteúdo