Governança

Governança

Autocompreendendo-nos como uma “organização baseada em redes”, por isso apresentamos as características de um sistema orgânico e pluricêntrico. Nosso propósito, nossa estrutura e nossos processos têm, em consequência, um perfil não burocrático e não hierárquico. Neste sentido, nossa concepção de governança atende a princípios democráticos, valorizando a participação direta e equitativa em todos os níveis.

Nossa governança é desenhada como uma articulação horizontal relativamente estável de atores/atrizes institucionais interdependentes. Ao mesmo tempo, somos uma organização operacionalmente autônoma.

A tomada de decisões nos distintos níveis se dá por processos de negociação que procuram alcançar racionalidade, consenso, deliberação e diálogo, pressuposto o compromisso pela viabilização de mecanismos de prevenção e resolução de conflitos.

Estamos subordinados à fiscalização requerida por todos e cada um dos organismos instituidores (EST, IECLB, FLM) e contamos também com a auditoria a que é submetida a prestação de contas da Faculdades EST, realizada por organismo independente. A realização de processos específicos de auditoria é possível, se assim o exigirem os critérios de agências de cooperação com as quais estabeleçamos relações de parceria.

Pular para o conteúdo