
“Cada pessoa com o dom que recebeu, servindo umas às outras como boas administradoras da multiforme graça de Deus” (1 Pedro 4.10)
Durante o 26º Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE), que reúne mais de 1.200 jovens entre os dias 27 de julho e 01 de agosto na cidade de Igrejinha, no estado do Rio Grande do Sul, o Instituto Sustentabilidade América Latina e Caribe (InS), da Faculdades EST, facilitou a oficina “Mediação de Conflitos e Construção de Paz”. Com a participação de cerca de 90 jovens ao longo de dois dias, a atividade proporcionou momentos intensos de reflexão, partilha e aprendizado.
A oficina foi conduzida pela coordenadora do InS, Ma. Scheila Dillenburg, e pelo colaborador Me. Tiago Graube, e teve como objetivo promover a reflexão sobre dons e habilidades pessoais como instrumentos para lidar com conflitos, transformar relações e promover a cultura da paz. Em sintonia com o tema central do congresso, a oficina reforçou a importância de escutar e servir ao próximo A partir do coração, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, criando pontes para uma convivência baseada na escuta, na empatia, no diálogo e no respeito mútuo.
Além de jovens da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), participaram também jovens de delegações estrangeiras, como a Igreja Evangélica Luterana na América (ELCA) e a Igreja Evangélica Luterana na África do Sul (ELCSA Cape Church). Uma das oficinas foi conduzida em espanhol, especialmente para jovens das igrejas irmãs da comunhão luterana na região: Iglesia Luterana en Chile (ILCH), Iglesia Evangélica Luterana en Chile (IELCH) e Iglesia Luterana Salvadoreña (ILS).
O InS também está presente no congresso com um estande em parceria com o Programa de Gênero e Religião (PGR), recebendo visitantes, apresentando seu trabalho, projetos e iniciativas, distribuindo materiais e promovendo espaços de diálogo sobre sustentabilidade, gênero, diversidade, justiça, equidade e paz.
A participação no 26º CONGRENAJE reafirma o compromisso do InS com a formação, capacitação, desenvolvimento de dons e recursos, e com o fortalecimento do protagonismo juvenil na missão e sustentabilidade da Igreja.
Agradecemos à Coordenação Nacional da Juventude Evangélica da IECLB pelo convite e pela oportunidade.
Por: Equipe Operacional InS