Imagem com o símbolo padrão do Buen Vivir.
O Ano Novo Andino e Amazônico representa uma data importante para a cultura andina"
A + A -

Ontem, 21 de junho, celebrou-se o Willka Kuti 5524 – a chegada do ano 5524. O Ano Novo Andino e Amazônico representa uma data importante para a cultura andina, pois está fortemente relacionado com as práticas agrícolas destes povos.

A cerimônia é realizada em lugares sagrados, os wak’as, e é dirigida por sacerdotes e pelas autoridades mais importantes da comunidade. Como símbolo de reciprocidade, uma oferenda com doces, nozes e lãs coloridas é feita à Pachamama (Mãe Terra). O solstício de inverno, também chamado de Retorno do Sol, representa um novo ciclo, uma mudança e renovação espiritual.

É um legado das épocas pré-hispânicas que vem sendo resgatado e preservado e que representa o momento em que os ciclos da natureza e do cosmos recarregam suas energias para reiniciar, renovados, o Novo Tempo.

Seguramente, a tradição cristã e todo seu respeito pela criação como obra de Deus encontra muitos pontos de contato com esta rica tradição andina e pode, através dela, estabelecer um frutífero diálogo sobre o necessário cuidado com a nossa “casa comum”.

 

Por: Equipe operacional - 22/06/2016 Imprimir