InS e Sínodo Sudeste promovem curso de liderança cristã

InS e Sínodo Sudeste promovem curso de liderança cristã
15 de marzo de 2021 zweiarts

Sínodo Sudeste da IECLB

O Instituto Sustentabilidade (InS) assessorou na última quinta, (11), a primeira etapa do curso ‘Liderança Cristã’, promovido pelo Sínodo Sudeste da IECLB. O encontro de formação de lideranças, organizado pelos núcleos Rio de Janeiro e Minas Gerais, acontece em dois momentos e no formato virtual.

No primeiro encontro as pessoas inscritas, entre ministras, ministros e lideranças leigas, refletiram sobre a identidade da liderança cristã. De acordo com Andressa Suzane Almeida, que integra a equipe operacional do InS, a participação foi muito produtiva e houve grande interesse por parte das pessoas presentes. “O tema é muito relevante enquanto comunidades que buscam reafirmar sua identidade luterana e as participações nos momentos de diálogo foram frutíferas”, relata. Andressa complementa que o curso oferece uma plataforma online com espaço de interação que permanece até o final do curso e que visa oportunizar troca de experiências de forma contínua.

O Pastor Sinodal, Marcos Ebeling, explica que trabalhar a liderança cristã no Sínodo Sudeste é fundamental, tendo em vista o contexto das metrópoles, que criam o que ele denomina como “diáspora urbana”. Tal fenômeno faz com que pessoas que moram geograficamente perto tenham rotinas tão distintas que dificultam o encontro no dia a dia. “O curso aproxima as lideranças, oferece material qualitativo para o exercício da liderança cristã comunitária e traz um ânimo novo”, acrescenta. Para ele, o espaço também possibilita repensar lideranças em tempos de pandemia, principalmente no que diz respeito à missão cristã luterana em contexto urbano. “Esperamos como resultado uma liderança motivada para a edificação de comunidades acolhedoras, inclusivas e missionárias como definido pelo concílio da IECLB”, finaliza Marcos.

O curso ‘Liderança Cristã’, uma parceria entre o InS e o Sínodo Sudeste, teve 76 pessoas inscritas no primeiro encontro. A etapa final de formação acontece no dia 10 de junho das 19:30 às 21:30, por meio da plataforma Meet.