IECLB e InS-EST comemoram 3ª ed. Curso de Qualificação

IECLB e InS-EST comemoram 3ª ed. Curso de Qualificação
13 de May de 2016 zweiarts
blank

“Nunca pensei que pudesse haver o prisma da sustentabilidade dentro da Igreja”

Teve início, no dia 14 de abril, a 3ª edição do Curso Qualificação Funcional em Liderança Comunitária Sustentável (CQFLCS). Concebido em sintonia com as demandas da IECLB, o curso foi formulado procurando atender especificamente as necessidades imediatas desta igreja. Da parceria entre IECLB e InS nasceu o CQFLCS como um curso da Faculdades EST.

As prioridades fixadas pelo atual mandato do P. Pres. Dr. Nestor Friedrich (2015-2018), indicaram a direção que curso deveria ter: qualificar de forma ampla as lideranças da IECLB, sobretudo aquelas que assumem funções em órgãos colegiados em todos os níveis (local, regional, nacional) da igreja sem terem tido experiência anterior.

Produzido em estreita colaboração com o Núcleo de Educação a Distância da Faculdades EST e coordenado pelo InS, o curso funciona em salas com uma média de 30 pessoas. Em cada sala as pessoas contam com apoio constante de uma tutoria e de suporte técnico. A Faculdades EST dá certificado de extensão às pessoas que concluem o curso.

Construído em 05 módulos, o curso totaliza 70 hs e foi organizado para ser cursado em 07 semanas. Os módulos versam sobre os seguintes temas: Introdução ao aprendizado virtual (10hs), Sustentabilidade e espiritualidade – Uma introdução (10hs), O exercício da liderança (10hs), Estrutura Organizacional da IECLB (10hs), Gestão estratégica para uma igreja sustentável (30hs).

Nas três edições CQFLCS o curso já teve 260 inscrições. Nas terceira edição, atualmente em curso, 50% são do sexo feminino. Nesta edição como nas anteriores, o público é o mais diverso possível. Composto por jovens, adultos, senhoras da OASE, as turmas trazem pessoas de diferentes realidades e dos mais diversos estados brasileiros. Nos diversos fóruns, pessoas de comunidades do sul e do norte do Brasil podem conversar sobre um interesse comum: a IECLB em seu serviço à missão de Deus.

Para saber o que curso tem representado para as pessoas, o InS, além do questionário final de avaliação formal do curso,  entrou em contato com algumas e alguns participantes. Qual a importância do curso na vida pessoal e comunitária? Que mudanças foram alcançadas e como são percebidas pelas pessoas que concluíram o curso e pela comunidade? Estas foram algumas questões dirigidas às pessoas.

Da importância do curso:
“O curso foi de fundamental importância. O que vimos, aprendemos ocorre diariamente onde atuamos; engloba membros e não membros da IECLB; auxilia a todos participantes e a comunidade. Servirá muito para uma atuação mais firme e focada nos órgãos da igreja”.

Do valor do curso para a formação em geral e para a ação na comunidade:
“Este curso deveria fazer parte, também, do currículo de formação ministerial. Todos/as os/as ministros/as deveriam estar participando deste curso para aprimorar o conhecimento e também poderem ser agentes de multiplicação do mesmo (…). Posso dizer que o curso ampliou o meu horizonte e também melhorou meu trabalho junto à comunidade e também no sínodo”.

Sobre o formato de educação a distancia (EAD) usado no curso:
 “EAD, deve ser mais incentivado e tornar esta ferramenta ainda mais acessível a todos, já que vivemos em tempos onde todos estão conectados”.

Sobre o tema sustentabilidade da igreja:
 “Cresci muito, e nunca pensei que pudesse haver o prisma da sustentabilidade dentro da Igreja. O tema é atualíssimo e muito bem escolhido e também muito bem desenvolvido.”

Nas próximas semanas seguiremos apresentando aqui novas perspectivas sobre as três edições realizadas até agora.

Por: Equipe operacional

Skip to content