InS participa de encontro que analisa estatísticas – IECLB

InS participa de encontro que analisa estatísticas – IECLB
11 de marzo de 2016 zweiarts
blank

“A informação estatística é um insumo fundamental para planejamento e formulação de políticas e estratégias no mundo contemporâneo” (JANUZZI e GRACIOSO, 2002). Com esta frase o P. Altemir Labes, Secretário Adjunto de Missão e Diaconia da IECLB, abriu o Encontro para Análise das Estatísticas da IECLB, ano base 2014.

O Encontro, sob a coordenação do P. Altemir, reuniu o P. Dr. Mauro Souza (Secretário de Ação Comunitária), P. Dr. Pedro Puentes (Secretário de Missão), Cerise Pahl (Assessora da Presidência), Gisele Mello (Coordenadora do Núcleo de Projetos), a Diácona Carla Jandrei (Coordenadora de Diaconia e Programa Diaconia Inclusão) e Ana Maria Scherer Thiesen Lucca (Assistente da Secretaria Geral) que secretariou o encontro. Foram convidados para este encontro de trabalho o P. Dr. Rolf Schünemann (Responsável pelo Portal Luteranos) e o P. Dr. Valério G. Schaper (Coordenador Acadêmico do Instituto Sustentabilidade América Latina e Caribe-InS e professor da Faculdades EST).

O Encontro, realizado na Casa Matriz de Diaconisas em São Leopoldo dos dias 29.02 a 01.03, teve como propósito a análise dos dados estatísticos da IECLB de 2014. A IECLB vem realizando levantamentos estatísticos a cada 02 anos desde 1998. O fato de que 92% das paróquias da IECLB responderam à solicitação de dados em 2014 indica a seriedade e a importância que comunidades, paróquias e sínodos vêm dando a este trabalho de levantamento e análise de informações.

Conforme disse o Coord. Pedagógico, Professor Valério Schaper, o InS  “sente-se honrado com este convite e com a possibilidade de contribuir para esta reflexão sobre dados estatísticos da IECLB”. O Coord. Pedagógico acrescentou ainda que esta competência acumulada pela IECLB poderá ser de grande ajuda para o InS e que, talvez, possa também ser objeto de intercâmbio com práticas de levantamento de dados das outras igrejas luteranas da região.

Gustavo Driau, Coordenador do Programa Sustentabilidade das Igrejas e integrante da Equipe de Coordenação do InS lembra que o levantamento estatístico é parte importante do planejamento e componente fundamental de uma mordomia sustentável. Driau adianta também que “o InS terá, certamente, grande interesse em acompanhar processos em que as igrejas luteranas da América Latina e do Caribe expandam a coleta de  dados estatísticos e aprimorem a interpretação dos resultados como parte do desenvolvimento de sua cultura de planejamento”.

Por: Equipe operacional 

Ir al contenido